Ir para Conteúdo principal
justica.gov.pt

Notícias

eBUPi promove sessões de esclarecimento

A Estrutura de Missão para a Expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificado tem promovido de forma regular, desde final de setembro, sessões de esclarecimento com municípios e entidades gestoras e promotoras de Áreas Integradas de Gestão da Paisagem.
28 out 2022, 15:43
Sessão de esclarecimento
Sessão de esclarecimento

Um dos encontros mais recentes teve lugar a 18 de outubro, no Parque Natural do Alvão, no município de Vila Real, numa sessão que reuniu todas as entidades gestoras e promotoras de Áreas Integradas de Gestão da Paisagem (AIGP) localizadas na Região Norte. A sessão contou, também, com a participação da Diretora Regional da Conservação da Natureza e das Florestas do Norte, da Direção Geral do Território e da Secretaria de Estado da Conservação da Natureza e Florestas.

Com o intuito de assegurar sessões de trabalho com todas as entidades promotoras de AIGP da região Norte e Centro, a Estrutura de Missão para a Expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificado (eBUPi) reuniu, em Pampilhosa da Serra, no passado dia 14 de outubro, com as entidades gestoras de AIGP localizadas nas áreas geográficas das Comunidades Intermunicipais (CIM) das Regiões de Leiria, de Coimbra e de Viseu Dão Lafões e, a 30 de setembro, nas instalações da eBUPi em Castelo Branco, com as entidades gestoras das CIM da Beira Baixa e das Beiras e Serra da Estrela.

Destaque, ainda, para a realização de uma reunião, em Oleiros, com os representantes deste município, mas, também, com técnicos habilitados e com a Associação da Entidade Gestora da AIGP do concelho. Durante o encontro, foram abordadas várias questões com o objetivo de potenciar e agilizar as operações de Representação Gráfica Georreferenciada (RGG) necessárias para a identificação das propriedades que integram a AIGP e o registo da respetiva titularidade.

Atualmente, 141 municípios já disponibilizam a plataforma BUPi aos seus munícipes proprietários de prédios rústicos e mistos, em municípios do Norte e Centro do país. Deste modo, de forma regular e contínua, a eBUPi tem vindo a realizar várias reuniões e sessões de trabalho com os municípios, com o objetivo de esclarecer questões que permitam agilizar o procedimento de RGG das propriedades, bem como o procedimento de registo dos seus titulares.


Ministério da Justiça