Transformação digital aproxima a Justiça dos Cidadãos
Ainda em versão beta, a nova Plataforma Digital da Justiça foi pensada para dar resposta às necessidades dos Cidadãos, das empresas e dos agentes de Justiça. A Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, destaca a disponibilização de diferentes serviços e a maior transparência.
“A Plataforma Digital da Justiça é um projeto central na transformação desta área”. É desta forma que a Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, descreve aquela que é a nova morada da Justiça portuguesa na internet.
Com o endereço Justiça.gov.pt, a nova identidade online da Justiça em Portugal estreia-se esta terça-feira, dia 29 de agosto, reunindo, pela primeira vez num só local as diversas áreas, temáticas e serviços da Justiça, desde os Tribunais aos Registos, da Reinserção e Serviços Prisionais à Propriedade Industrial ou à Medicina Legal.
Este projeto é central para a concretização do Plano Justiça + Próxima e representa um passo marcante na criação de uma nova cultura de modernização, transparência e participação.
A Plataforma Digital da Justiça foi criada a pensar nos Cidadãos, nas Empresas e nos agentes de Justiça, e pretende ser a resposta às suas necessidades.
A disponibilização de diferentes serviços, a transparência e a clareza da linguagem são traços que marcam a Plataforma Digital da Justiça.
A Ministra da Justiça considera que este “É um projeto que tem como ambição ser mais do que uma simples disponibilização de serviços na internet, mas acima de tudo garantir a efetiva utilização por parte dos Cidadãos”.
Nos últimos 8 meses, equipas de diferentes áreas da Justiça têm contribuído para este projeto de forma proativa, com o objetivo de melhorar, inovar e transformar a presença da Justiça na internet.
A plataforma, que fica disponível online a partir de dia 29 de agosto, vai evoluir de forma progressiva, e a participação dos Cidadãos é essencial para esse crescimento.
“Por este motivo, também no lançamento queremos inovar, apostando neste modelo de lançamento em modelo Beta, que significa afinal, evolução, melhoria contínua e progressiva”, explica a Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem.
Conheça mais sobre o Justiça.gov.pt >>