As perícias médico-legais são feitas pelo INMLCF
Se for vítima de um crime e sofrer algum dano corporal (dano no corpo, na saúde mental ou resultante de uma agressão sexual), vai precisar de ser examinado por um médico. O Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF) é o organismo do Ministério da Justiça responsável por esse exame.
As perícias feitas pelo INMLCF são usadas como prova
O exame é feito por médicos de medicina legal, apoiados por técnicos especializados, através de métodos científicos certificados internacionalmente.
Os resultados do exame feito pelo INMLCF são considerados provas periciais e, por isso, têm um valor superior a outras provas.
A queixa de um crime (por exemplo, de ofensas corporais ou agressões sexuais) também pode ser feita ao Instituto Nacional de Medicina Legal, que depois a reencaminha para o Ministério Público. Não precisa de contactar antes nenhuma polícia criminal ou autoridade judiciária.
Para realizar exames médico-legais urgentes (por exemplo, no caso de crimes sexuais) fora do horário normal dos tribunais, o Ministério Público pode contactar o INMLCF através do número de emergência.
Em certos casos de agressão corporal, é preciso que sejam feitos exames com urgência, para que se possam preservar as provas do crime.
Sempre que for necessário, o INMLCF, facilita o acesso das vítimas de crimes a instituições de apoio à vítima.