APAV concorre a Prémio Europeu de Prevenção da Criminalidade
A associação venceu a fase nacional do concurso e agora representará Portugal na corrida ao prémio europeu, em competição com os outros Estados-Membros da UE.
Cibersegurança
Foi com o “Projeto PROTEUS: apoio a vítimas de furto de identidade e fraude de identidade” que a APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima conseguiu o primeiro lugar na fase nacional do concurso. Assim, a associação será a representante de Portugal na competição do Prémio Europeu de Prevenção da Criminalidade, entregue pela Rede Europeia de Prevenção da Criminalidade (REPC).
A Guarda Nacional Republicana (GNR) também participou na fase nacional do concurso. Apresentou o projeto “Safer Internet – CyberGNRation” que, apesar de não ter sido apurado para a fase europeia do concurso, foi igualmente apresentado à REPC, por ter sido considerado relevante no que toca a boas práticas na área da prevenção da criminalidade.
Este ano, a competição está subordinada à temática da cibersegurança e tem como objetivo que os vários Estados-Membros da União Europeia apresentem projetos que procurem na prevenção da criminalidade informática.
O vencedor do Prémio Europeu de Prevenção da Criminalidade receberá 10 mil euros. Serão também atribuídas duas menções honrosas no valor de cinco mil euros cada uma.
A entrega do prémio acontece no âmbito da Conferência de Boas Práticas, a realizar-se em Talim, capital da Estónia, de 14 a 15 de dezembro.