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Adesão para renovar Cartão de Cidadão por SMS continua a aumentar

São já perto de 150 mil os portugueses que responderam SIM à mensagem escrita enviada pelo IRN para renovarem o Cartão de Cidadão. A opção dispensa deslocações e tem um custo mais reduzido.
19 ago 2020, 09:17
IRN
Imagem promocional do serviço de renovação por SMS do Cartão de Cidadão
Imagem promocional do serviço de renovação por SMS do Cartão de Cidadão

Entre 8 de junho e 16 de agosto, 148.118 portugueses aderiram à renovação por SMS do Cartão de Cidadão, valor que representa 25,86% do número total de pedidos de renovação do documento de identificação que deram entrada no Instituto dos Registos e do Notariado.

Ao longo deste período, os serviços do Registo enviaram mais de 315 mil SMS a pedir autorização para a renovação simplificada por SMS, tendo aderido à opção 46,97% dos cidadãos visados.

Tal como a renovação online, a renovação por SMS dispensa deslocações a um balcão e é a forma mais simples de renovar a validade do Cartão de Cidadão (CC) para quem tem 25 anos ou mais e não precise de alterar dados do cartão.

Para beneficiar do serviço é necessário ter os contactos de telemóvel ou de email associados ao CC, entre outros requisitos.

A adesão ao serviço é simples, basta responder por SMS com o código de renovação (token) indicado, no formato “CCRN token SIM”, no prazo de sete dias. A renovação por esta via tem um custo mais baixo do que renovar num balcão. A receção e envio do SMS não têm quaisquer despesas associadas.

Desde que a opção foi disponibilizada que se tem verificado um aumento gradual da taxa de resposta SIM, o que evidencia uma evolução positiva da adesão. A 24 de julho, eram 100.741 as pessoas que tinham respondido SIM, representando uma taxa de adesão de 34,2%. Os números de agora colocam a taxa de adesão acima dos 45%.

Ministério da Justiça