CERV: convite à apresentação de propostas para Geminação de Cidades
O programa de apoio CERV soma, atualmente, um total de 10 avisos de candidatura abertos, para projetos em vertentes como a promoção de direitos e valores europeus ou o combate ao racismo, entre outros.
Pessoas sentadas de costas com vista panorâmica de uma cidade
O programa CERV - Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores abriu um novo aviso a candidaturas para financiamento de projetos na vertente do “Envolvimento e participação dos cidadãos”, na área da “Geminação de Cidades”.
Ao conjunto de avisos a decorrer soma-se agora a call CERV-2023-CITIZENS-TOWN-TT, que visa apoiar projetos destinados a promover o diálogo intercultural entre os cidadãos europeus, reunindo pessoas de diferentes nacionalidades e línguas e dando-lhes a oportunidade de participarem em atividades comuns.
O programa de apoio CERV passa assim a somar um total de 10 avisos abertos a candidatura em diferentes vertentes, nomeadamente uma chamada lançada no início deste mês, da vertente “Envolvimento e participação dos cidadãos”, na área da “Memória Europeia”, que visa apoiar projetos destinados a comemorar eventos decisivos na Europa moderna, incluindo as causas e consequências dos regimes autoritários e totalitários, ou sensibilizar os cidadãos europeus para a sua história comum, herança cultural e valores.
O CERV tem uma dotação de 1,55 mil milhões de euros para o ciclo entre 2021-2027, valor destinado a apoiar financeiramente projetos e ações com objetivos específicos nas vertentes de atuação “Valores da União”, “Igualdade, Direitos e Igualdade de Género”, “Envolvimento e participação dos cidadãos” e “Daphne”.
O Ministério da Justiça é a entidade designada pela Comissão Europeia como Ponto de Contato Nacional para o programa. Todos os avisos de candidatura são divulgados no site do CERV.