Ir para Conteúdo principal
justica.gov.pt

Notícias

Candidaturas portuguesas garantem financiamento em projetos CERV

Cerca de duas dezenas de candidatos portugueses asseguraram financiamento da Comissão Europeia em candidaturas a projetos relativos ao programa CERV - Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores, ao longo de 2022.
11 jan 2023, 09:45
Mãos pousadas em cima de computador portátil aberto
Mãos pousadas em cima de computador portátil aberto

Os avisos na vertente de “Envolvimento e participação dos cidadãos” CERV-2022-CITIZENS-REM e CERV-2022-CITIZENS-TOWN-NT, respetivamente relativos aos temas relacionados com a memória europeia e redes de cidades, concentraram as candidaturas de Portugal.

Os projetos “Poetry of Resistance”, da Cais 1515, e “weUEsoUD”, da CARAVELA, viram as suas candidaturas ao aviso CERV-2022-CITIZENS-REM selecionadas. O primeiro tem 18 meses de duração e garantiu um financiamento de 143.460 euros, enquanto o segundo decorre durante 24 meses e conta 121.430 euros de apoio. Veja a lista completa de beneficiários do CITIZENS-REM

O aviso CERV-2022-CITIZENS-TOWN-NT, que visa a criação de redes entre municípios sobre temas de interesse comum, com o objetivo de permitir a troca de boas práticas, e que funciona em consórcio, conta com 18 participações portuguesas em 17 projetos selecionados.

A Junta de Freguesia de Baguim do Monte (AntiracismSO), Câmara Municipal de Setúbal (Claire), Fajub (FreeEurope), Associação Juvenil de DEAO - AJD (InclusEU), Associação de História e Arqueologia de Sabrosa (LVIN-C), EducPro Portugal (Progress-EU), Freguesia de Sobral de São Miguel (SMALLABLE), Sonhos de Igualdades (SwAI), Município de Paredes (Turn-UP) e o Município de Lourinhã (WomenEquity) são entidades que participam cada uma num dos projetos selecionados.

A Freguesia de Buarcos participa em dois projetos (YoungEU e us4EU), assim como o Município de Lousada (ERAS II e winEU.rur) e o Município do Fundão (NOTE e SmallABLE). Já a União de Freguesias de Melres e Medas e a Câmara Municipal da Ribeira Grande integram o projeto NewEUROPEwaysN2S, a primeira como entidade coordenadora. Veja a lista completa de beneficiários do CITIZENS-TOWN-NT.

O programa CERV - Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores tem, atualmente, dois avisos a decorrer, para candidaturas a financiamento de projetos em vertentes diferentes.

Até ao próximo dia 19 de abril decorre a chamada à apresentação de propostas para prevenir e combater a violência baseada no género e a violência contra as crianças. O segundo aviso está aberto até 20 de junho de 2023 e destina-se a projetos que promovam a igualdade e o combate ao racismo, a xenofobia e a discriminação.

O CERV tem uma dotação de 1,55 mil milhões de euros para o ciclo entre 2021-2027, valor destinado a apoiar financeiramente projetos e ações com objetivos específicos nas vertentes de atuação “Valores da União”, “Igualdade, Direitos e Igualdade de Género”, “Envolvimento e participação dos cidadãos” e “Daphne”.

O Ministério da Justiça é a entidade designada pela Comissão Europeia como Ponto de Contato Nacional para o programa. Todos os avisos de candidatura são divulgados no site do CERV.

Ministério da Justiça