Estudo destaca Portugal por políticas de eGovernment
Comissão Europeia aponta Portugal como um dos 8 países com melhor performance na disponibilização de serviços públicos na internet e em dispositivos móveis.
Serviços online
Um estudo publicado recentemente pela Comissão Europeia (CE) indica que Portugal está no topo do ranking dos países europeus com melhor desempenho relativamente à disponibilização de serviços públicos através da internet e adaptados aos dispositivos móveis.
Os smartphones e os tablets são equipamentos cada vez mais presentes na vida dos cidadãos e cada vez mais utilizados nas interações com a Administração Pública. Nesse sentido, Portugal destaca-se pelas suas políticas de transformação digital da Administração Pública (eGovernment), tornando os seus serviços mais acessíveis e fáceis de usar.
O Justiça.gov.pt é exemplo dessa transformação. A Plataforma Digital da Justiça disponibiliza online 75 serviços, aproximando os cidadãos da área governativa da Justiça.
Portugal partilha o topo deste ranking europeu com Malta, Dinamarca, Suécia, Áustria, Noruega, Finlândia e Alemanha.
O estudo mostra que 82% dos serviços públicos europeus estão disponíveis através da internet. Este valor está 12 pontos percentuais acima do que se registou em 2012.
Ao lado de países como o Chipre, a Itália, a Alemanha e a Bélgica, Portugal está entre os países europeus com “o contexto, os utilizadores e as características governamentais” necessárias para aumentar a presença online dos serviços públicos e ir ao encontro dos cidadãos e das suas necessidades.