Ir para Conteúdo principal
justica.gov.pt

Notícias

Governo lança plataforma digital "Portugal for Ukraine"

A plataforma permite a consulta das várias iniciativas organizadas pelas diferentes Áreas Governativas, com responsabilidades em termos de acolhimento e integração, facilitando o acesso à informação por parte do utilizador, como é o caso da Justiça.
09 mar 2022, 18:06
Banner da plataforma Portugal for Ukraine
Banner da plataforma Portugal for Ukraine

Começou a funcionar, esta terça-feira, a plataforma Portugal for Ukraine, que tem como objetivo reunir todas as respostas e ações em curso que visem o apoio a pessoas deslocadas da Ucrânia, dentro e fora de Portugal, nas dimensões de ação internacional, do envio de apoio humanitário e da integração e acolhimento em Portugal.

A partir do endereço PortugalforUkraine.gov.pt é possível consultar as várias iniciativas organizadas pelas diferentes Áreas Governativas, com responsabilidade em matéria de acolhimento e integração, como é o caso da Justiça, facilitando o acesso à informação por parte do utilizador, e permitindo que os mesmos possam preparar a sua viagem até Portugal.

Estão igualmente disponíveis informações e contactos para apoio relacionados com a vinda para Portugal, transporte, documentação, emprego e formação, educação, saúde e habitação.

A plataforma Portugal for Ukraine inclui ainda uma lista de perguntas e respostas que contêm informações gerais e informação útil sobre a vinda para Portugal e o acolhimento no país, incluindo um questionário automatizado que direciona o pedido/oferta de ajuda para a entidade melhor preparada para dar resposta ao problema apresentado.

Os conteúdos encontram-se disponíveis em português e inglês, devendo nos próximos dias existir igualmente uma versão em ucraniano.

Recorde-se que a Justiça está entre as áreas governativas que adotou um conjunto de medidas específicas para quem está a chegar da Ucrânia, criando uma página de apoio - igualmente disponível em ucraniano e em inglês - que reúne informação sobre vários serviços online e presenciais, para a resolução rápida de questões relacionadas com a situação jurídica e documentação. Tal informação vai também passar a estar disponível na plataforma Portugal for Ukraine.

Ministério da Justiça