IRN fecha algumas conservatórias devido aos incêndios
O encerramento é apenas temporário e diz respeito aos serviços de 16 concelhos abrangidos pela declaração de calamidade pública feita pelo Primeiro-Ministro.
Linha Nacional de Emergência Social - 144
No final desta segunda-feira, dia 16 de outubro, o chefe de Governo, António Costa, declarou o estado de calamidade pública na sequência dos incêndios florestais que deflagraram recentemente a norte do rio Tejo.
Neste sentido, o Instituto dos Registos e do Notariado (IRN) encerrou as conservatórias situadas em 16 concelhos abrangidos pelo estado de calamidade: Arganil, Carregal do Sal, Fornos de Algodres, Góis, Gouveia, Mangualde, Mira, Nelas, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Santa Comba Dão, Seia, Tabuaço, Tondela, Vagos, Viseu.
O IRN afirma que estes serviços voltarão a ficar operacionais assim que for possível.
Dada a gravidade da situação, o Governo declarou, após aprovação por parte do Conselho de Ministros, três dias de luto nacional (17, 18 e 19 de outubro).
A Segurança Social dispõe de 20 postos de apoio localizados nas regiões afetadas pelos fogos. O objetivo é prestar auxílio direto às populações.
Através da Linha Nacional de Emergência Social, com o número 144, as populações podem obter informações acerca destes postos de apoio. A linha é gratuita e funciona 24 horas por dia e sete dias por semana.
Adicionalmente, as populações também podem utilizar a linha de apoio da Autoridade Nacional de Proteção Civil, através do número 800 246 246.