Mais de 146 mil pessoas já renovaram online o Cartão de Cidadão
O serviço online para renovar o Cartão de Cidadão abrange os cidadãos com 25 ou mais anos, que reutilizem os dados biométricos existentes no sistema do IRN.
Computador portátil com página "Renovar online Cartão de Cidadão" aberta
Entre 20 de maio de 2019, altura em que o serviço foi disponibilizado, até esta sexta-feira, dia 29 de maio, foram pedidos online 146.240 cartões de Cidadão, o que corresponde a uma média mensal superior a 10 mil pedidos. A medida, em conjunto com outras ações, contribuiu para ajudar a descongestionar o atendimento presencial.
O pico de utilização do serviço foi atingido em agosto do ano passado, com 16.204 pedidos. Janeiro foi, até à data, o mês mais significativo de 2020, registando 15.822 pedidos.
Ao nível da distribuição geográfica, são os concelhos de Lisboa, Porto e Sintra que dominam os pedidos online, perfazendo mais de 55% do total de pedidos. A adesão ao serviço é mais significativa na faixa dos 35 aos 49 anos, com 39,1% dos pedidos, e em cidadãos do género masculino, que perfazem 53,5% dos pedidos.
O balanço do primeiro ano da renovação online do Cartão de Cidadão evidencia, assim, um impacto positivo no atendimento, sobretudo nas zonas urbanas onde a afluência ao serviço presencial é maior.
Os dados de utilização da renovação online do Cartão de Cidadão são um indicador forte de que a oferta de serviços com autenticação através da internet pode aumentar e descongestionar o atendimento presencial.
O serviço online para renovar o Cartão de Cidadão está disponível para maiores de 25 anos, quando o documento tenha sido pedido antes de 1 de outubro de 2017 - tendo, por isso, um prazo de validade de cinco anos - e as impressões digitais existam no sistema do IRN.
Através da internet também é possível pedir uma segunda via do Cartão de Cidadão, no caso de perda, destruição, roubo ou furto do documento.