Mais de um milhão de portugueses renovaram o CC sem sair de casa
O serviço de renovação automática do Cartão de Cidadão com entrega em casa foi lançado há um ano.
Serviço de renovação automática do Cartão de Cidadão
Mais de um milhão de portugueses fizeram a renovação automática dos seus cartões de cidadão desde que o serviço foi disponibilizado, a 5 de maio de 2021. O número de renovações do Cartão de Cidadão por esta via permitiu dispensar dois milhões de atendimentos presenciais, entre pedidos e entregas, poupando aos cidadãos mais de 2,6 milhões de horas em deslocações e tempo de espera e atendimento.
Ao longo do último ano foram enviadas perto de 1,5 milhões de cartas PIN automáticas, tanto para cartões de cidadão válidos, mas a caducar em 60 dias, como para todos os cidadãos elegíveis e com os seus cartões caducados desde janeiro de 2020. O número de renovações corresponde a uma taxa de adesão de 70%.
Entre maio de 2021 e abril de 2022, os serviços do IRN receberam mais de 2,5 milhões de pedidos de CC no total, dos quais 40% correspondem a renovações automáticas. O número sobe para os três milhões considerando toda a rede de balcões que disponibilizam serviços de renovação e entrega de cartões de cidadão, que inclui além da rede consular do Ministério dos Negócios Estrangeiros, os balcões das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, os Espaços Cidadão das autarquias locais, e os serviços de renovação online no Portal e-Portugal.
Refira-se que a renovação automática do Cartão de Cidadão está disponível para cidadãos maiores de 25 anos com dados biométricos atualizados e com morada em Portugal. O processo inicia-se com o envio, pelos serviços do IRN e para a morada do cidadão, da carta com os códigos PIN do novo cartão e a referência Multibanco que permite pagar a taxa de renovação, 60 dias antes do fim da validade do documento. Caso o cidadão não necessite de alterar dados pode efetuar o pagamento e o novo cartão é enviado para a morada do seu titular por correio registado com entrega exclusiva ao próprio.
Em conjunto com a renovação automática do Cartão de Cidadão, o IRN disponibiliza, complementarmente, o serviço que permite, a quem recebeu a carta PIN automática, consultar online a referência Multibanco e o serviço que permite acompanhar o estado do processo de renovação, desde a emissão da carta PIN até à entrega do cartão em casa.
Os mecanismos não presenciais de renovação e entrega do Cartão de Cidadão, que têm vindo a ser adotados desde 2018, já permitiram evitar mais de 3,5 milhões de deslocações e atendimentos presenciais no total e contribuíram amplamente para retomar o normal funcionamento dos serviços relacionados com o Cartão de Cidadão, assim como regressar aos níveis de resposta do período pré-pandemia. Além da renovação automática e da entrega do Cartão de Cidadão por correio, estão atualmente disponíveis serviços não presenciais como a renovação online e, mais recentemente, o pedido online do primeiro Cartão de Cidadão em conjunto com o registo de nascimento online.