PJ recebe 477 mil euros do Fundo para a Segurança Interna
A verba resulta de duas candidaturas feitas pelo corpo de polícia criminal e será alocada ao combate ao tráfico de cocaína e à aquisição de novos equipamentos.
Edifício sede da Polícia Judiciária, em Lisboa
A Polícia Judiciária (PJ) vai receber dois investimentos do Fundo para a Segurança Interna (FSI), num total de 477.433,07 euros, repartido numa verba de 160.287,75 euros e noutra de 317.145,32 euros.
O primeiro montante será usado para fortalecer as capacidades da Polícia Judiciária em matéria de recolha e tratamento de informações no âmbito de operações de combate ao tráfico de estupefacientes, designadamente de cocaína.
O segundo valor tem como fim a aquisição de novas tecnologias que suportem a pesquisa e vigilância no âmbito de atividades de prevenção e investigação criminal.
Estas verbas resultam da aprovação de duas candidaturas feitas pela PJ, por intermédio da Secretaria-Geral do Ministério da Justiça (SGMJ), que é a autoridade delegada para o FSI, ou seja, a SGMJ é responsável pela gestão das verbas que advêm deste fundo europeu, na componente “Polícia”.
O Fundo para a Segurança Interna reúne um conjunto de recursos financeiros provenientes dos Comissão Europeia e tem como objetivo reforçar as capacidades de prevenção e combate da criminalidade grave e da criminalidade organizada transnacional, como terrorismo, cibercrime, tráfico de estupefacientes, branqueamento de capitais, pornografia infantil e tráfico de seres humanos.
No passado mês de setembro, a Comissão Europeia aprovou o aumento da verba do Programa Nacional do Fundo para a Segurança Interna para o período 2014-2020. O Programa Nacional conta agora com um montante total de cerca de 20 milhões de euros.