Ir para Conteúdo principal
justica.gov.pt

Notícias

Reabertura dos Balcões “Nascer Cidadão” nas maternidades

Os balcões “Nascer Cidadão” nas maternidades vão reabrir, progressivamente, ao longo do mês de junho.
07 jun 2021, 10:22
Mão de adulto a segurar mão de bebé recém nascido
Mão de adulto a segurar mão de bebé recém nascido

O Ministério da Justiça vai reabrir, progressivamente, durante o mês de junho, os balcões “Nascer Cidadão”, que tiveram o seu funcionamento temporariamente suspenso devido às medidas de prevenção, contenção e mitigação da infeção epidemiológica por SARS-CoV-2 e da doença COVID-19.

Com a estratégia, entretanto adotada, de levantamento das medidas de confinamento vai ser progressivamente retomado o atendimento presencial sem marcação assegurado por estes balcões.

O Instituto dos Registos e Notariado (IRN) está em articulação com os hospitais, públicos e privados, com serviço de maternidade, para que os balcões voltem a ficar disponível, permitindo que os pais registem as suas crianças logo após o nascimento e peçam a emissão dos respetivos cartões de cidadão, evitando deslocações às conservatórias.

As reaberturas serão amplamente divulgadas em https://justica.gov.pt e nas redes sociais do Ministério da Justiça.

Paralelamente, continua disponível o serviço de Registo de Nascimento Online, lançado no dia 13 de abril de 2020. Desde a data de lançamento e até ao final de maio foram já pedidos um total de 35.599 registos de nascimento através da internet.

Ministério da Justiça