Ir para Conteúdo principal
justica.gov.pt

Notícias

Reforço de serviços para tratar do CC poupou 3 milhões de deslocações

A adoção de mecanismos de renovação e entrega não presenciais do Cartão de Cidadão, nomeadamente a renovação automática e a entrega em casa, permitiram evitar mais de três milhões de deslocações aos balcões do IRN, nos últimos três anos.
24 jan 2022, 11:30
Pessoa a escrever num computador portátil com Cartão de Cidadão na mão
Pessoa a escrever num computador portátil com Cartão de Cidadão na mão

Entre janeiro de 2019 e dezembro de 2021 o IRN recebeu 8 milhões de pedidos de Cartão de Cidadão (CC) e entregou mais de 7,8 milhões. Ao longo do último ano, os serviços de Registo receberam um total de 2.930.605 pedidos e fizeram 2.877.018 entregas, registando uma subida do atendimento não presencial, que representou 40% dos atendimentos, comparando com os 21% registados em 2020.

A adoção de novos mecanismos de renovação e entrega não presenciais do Cartão de Cidadão, nomeadamente a renovação automática e a entrega em casa, bem como o serviço online, permitiram evitar três milhões de deslocações aos balcões do IRN, nos últimos três anos.

Os cidadãos portugueses maiores de 25 anos e com dados biométricos atualizados, podem optar pela renovação automática do CC, com o envio da carta PIN com referência MB para pagamento da renovação e imediata expedição postal para a respetiva morada.

Por ser espoletada 60 dias antes do fim do prazo de validade do CC, a renovação automática permite uma gestão eficiente do fluxo de procura dos serviços do Cartão de Cidadão. O envio do CC por correio é o método de entrega associado à renovação automática, mas pode também ser solicitado nas renovações presenciais. 

A renovação automática, iniciada em maio de 2021, assegurou a renovação de 36%, dos CC desde essa data. A taxa de adesão tem crescido todos os meses, prevendo-se que em 2022 passe a ser o meio preferencial de renovação, permitindo assim a prestação de um serviço mais cómodo para todos os cidadãos elegíveis.

Estas medidas, juntamente com outras como a operação Casa Aberta e o alargamento dos horários de funcionamento em vários balcões contribuíram para que se retomasse o normal funcionamento dos serviços do Cartão de Cidadão e se regressasse aos níveis dos indicadores de atividade do período pré-pandemia, superando o impacto que as restrições ao atendimento presencial provocaram.

Ministério da Justiça