Ir para Conteúdo principal
justica.gov.pt

Notícias

Registo criminal online atinge marca de 1 milhão de pedidos

Nos últimos seis anos foram pedidos mais de um milhão de certificados de registo criminal através da internet, por cidadãos e empresas.
04 ago 2022, 10:30
Imagem comemorativa de um milhão de pedidos online
Imagem comemorativa de um milhão de pedidos online

O registo criminal online acaba de atingir a marca de um milhão de pedidos, numa altura em que o serviço, disponível para pessoas e empresas e outras entidades, comemora seis anos de existência. 

A possibilidade de pedir e consultar o certificado de registo criminal através da internet entrou em funcionamento a 29 de julho de 2016 e desde essa altura que o recurso ao serviço online tem aumentado, em média, 80% todos os anos.

O pedido e a consulta do registo criminal podem ser feitos de forma fácil e rápida a partir do endereço https://registocriminal.justica.gov.pt.

A autenticação faz-se com o Cartão de Cidadão (com o código de autenticação e leitor de cartões) ou com a Chave Móvel Digital, depois de feito o pedido é fornecida uma referência Multibanco para pagamento da taxa devida. O certificado fica disponível após o pagamento.

O pedido do certificado de registo criminal tem um custo associado de 5 euros, sendo válido por um período de 90 dias. É gratuito quando pedido para estatuto de igualdade de direitos, prestação de serviço efetivo nas Forças Armadas ou concessão de medalha militar ou de medalhas comemorativas.

A partir do justiça.gov.pt pode consultar mais informação sobre o serviço para pessoas e para empresas.

Ministério da Justiça