Já são 40 mil os cidadãos que usam a Chave Móvel Digital
Este é um sistema de interação com os serviços públicos através da internet que permite evitar deslocações e filas de espera.
A Chave Móvel Digital (CMD) conta agora com 40 mil utilizadores, que recorrem a esta ferramenta de autenticação eletrónica para, de forma simples, cómoda e segura, entrarem em contacto com os serviços da Administração Pública.
Através deste sistema, os cidadãos podem aceder a uma série de serviços através da internet, sem terem de perder tempo em filas de espera ou de se deslocarem a qualquer balcão.
A CMD é aquilo a que se chama de um meio de autenticação com dois fatores de segurança. Isto quer dizer que este mecanismo combina a introdução de uma palavra-chave e de um código, que lhe é enviado por SMS ou por email.
Esta “dupla verificação” garante a segurança de todo o processo e a confidencialidade das informações prestadas.
A ativação da CMD pode ser feita presencialmente, numa Loja do Cidadão ou num Espaço Cidadão, ou através da internet, em autenticacao.gov.pt.
A nova Plataforma Digital da Justiça, que se estreou no passado dia 29 de agosto, foi criada com o objetivo de aproximar a Justiça do Cidadão, e, como o próprio nome evidencia, o digital é o seu elemento fulcral.
São vários os serviços desta plataforma que permitem ao utilizador interagir com a Justiça apenas com “cliques” do rato.
Esses serviços são: