Ir para Conteúdo principal
justica.gov.pt

Notícias

Qual a melhor forma para tratar do seu Cartão de Cidadão? Veja online

A partir do Portal da Justiça os portugueses têm agora disponível uma página com um wizard que permite saber qual a forma mais adequada de pedir, renovar e levantar o Cartão de Cidadão, consoante a idade.
05 abr 2021, 09:48
Mulher a escrever num computador portátil - Créditos: Christin Hume
Mulher a escrever num computador portátil - Créditos: Christin Hume

A nova funcionalidade está disponível na página Agendar Cartão de Cidadão e possibilita que os cidadãos escolham o tipo de serviço que procuram, direcionando-os conforme as respostas que vão sendo dadas, para o caso específico.

Se o serviço for “Pedir ou renovar o Cartão de Cidadão”, surgem as possibilidades de escolha “recém-nascido”, “menos de 25 anos” e “25 anos ou mais”. Para cada uma há uma resposta com informação sobre as hipóteses possíveis ou os passos necessários a dar.

O mesmo se passa quando o serviço requerido for “Levantar o Cartão de Cidadão”, com as respostas a fornecerem, igualmente, dados sobre o está previsto para cada um dos casos.

Refira-se que neste momento o atendimento presencial para serviços relacionados com o Cartão de Cidadão tem de ser agendado, desde o pedido ao desbloqueio do PIN e PUK. O agendamento presencial pode ser feito online ou por telefone, através da Linha Cartão de Cidadão (+351) 210 990 111, disponível entre as 9h e as 18h, nos dias úteis.

O Instituto dos Registos e Notariado (IRN) retomou, recentemente, o atendimento de todos os atos registais aos seus balcões, exceto nos que estão integrados nas Lojas de Cidadão, que permanecem encerradas provisoriamente, mediante as medidas governamentais adotadas face à pandemia de COVID-19.

Tal como acontece para o Cartão de Cidadão, o atendimento presencial dos restantes serviços do Registo também obriga a marcação prévia e está sujeito a regras de acesso, ocupação, permanência e distanciamento físico, respeitando as normas de segurança adotadas.

Ministério da Justiça