Quando
A renovação parcial deve ser feita de 10 em 10 anos, contados a partir da data do pedido. A taxa de renovação deve ser paga nos últimos 6 meses de validade do registo que se quer renovar.
Por exemplo, se o pedido de registo foi apresentado em 1 de agosto de 2020, deve renovar o registo entre 1 de março de 2030 e 1 de agosto de 2030.
Se renovar fora do prazo para pagamento, tem de pagar um valor extra
Pode renovar o registo fora de prazo, mas paga uma penalização. Essa renovação tem de ser feita no prazo de 6 meses depois de terminar a validade do registo. Neste caso, além da taxa de renovação, vai pagar uma penalização que corresponde a 50 % do que seria o valor normal da taxa de renovação do registo.
Este valor (a taxa + a penalização) tem de ser pago no prazo de 6 meses após o fim do prazo para pagamento com a taxa normal – ou seja, até 6 meses depois de terminar a validade do registo. De outra forma, corre o risco de perder o registo da marca.
Por exemplo, se o pedido de registo foi apresentado em 1 de janeiro de 2022, deve pagar a primeira renovação entre 1 de julho de 2031 e 1 de janeiro de 2032. Se não pagar nesse prazo, ainda pode pagar a taxa com uma penalização de 50 %, entre 2 de janeiro de 2032 e 1 de julho de 2032.
O que acontece se deixar passar o segundo prazo para renovar
Se deixar passar o prazo para renovar em situação de sobretaxa, o registo caduca e deixa de ser titular do direito. A perda do registo é publicada no Boletim da Propriedade Industrial. Depois dessa publicação, ainda tem um prazo de 1 ano para recuperar o seu direito, desde que tal não prejudique direitos de outras pessoas. Para isso, vai precisar de pagar 3 vezes o valor das taxas que estiverem em dívida.
É o titular do direito que tem de verificar quando é altura de renovar o registo
O INPI envia aos titulares de direitos um aviso a lembrar qual é o prazo para renovar o registo. No entanto, os titulares de direitos não podem dizer que não receberam estes avisos para assim justificarem não terem renovado o registo. É o titular do direito que tem obrigação de verificar quando é altura de renovar o registo.
Antes de apresentar o pedido, verifique se o registo está em fase de renovação
Para isso, consulte as bases de dados do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI):
- Aceda à área de pesquisa.
- Escolha a opção “consulta direta por número de processo”.
- Indique o número do registo e clique em “Pesquisar”.
- Será encaminhado/a para uma página com os dados do processo. A situação jurídica está indicada na secção “Fase atual”.