Como pode renovar
Se o seu Cartão de Cidadão for caducar nos próximos 60 dias, o IRN vai enviar-lhe a carta PIN com uma referência bancária para que possa fazer a renovação sem alteração de dados.
A carta PIN é enviada por correio quando faltarem 60 dias para o fim da data de validade do cartão. Por exemplo, se o seu Cartão de Cidadão expirar no dia 15 de março, a carta PIN é enviada a 15 de janeiro e, em cerca de cinco dias úteis, deverá chegar à sua morada.
Caso o seu cartão tenha caducado e não tiver recebido a carta PIN da renovação automática, consulte esta página para saber se a carta foi emitida. Se precisar de pedir uma 2.ª via da carta PIN, ligue (+351) 210 990 111.
Se tiver o número de telemóvel associado ao Cartão de Cidadão é notificada/o por SMS
Vai receber um SMS de CCIDADÃO a avisar da data em que o seu Cartão de Cidadão vai expirar, e que será enviada para a sua morada a carta PIN que lhe permite fazer a renovação automática.
Caso não tenha o número de telemóvel associado ao Cartão de Cidadão, não será notificada/o, mas recebe à mesma a carta PIN por correio.
Pode pagar no Multibanco ou em casa
A carta PIN da renovação automática contém uma referência bancária com validade de 60 dias. Pode fazer o pagamento no Multibanco ou em casa, através do seu homebanking, na opção Pagamento de serviços.
- entidade 21898 (Instituto Registos Notariado, IP)
- referência MB que consta na carta PIN
- valor 16,20 euros.
Se tiver o número de telemóvel associado ao Cartão de Cidadão, recebe um SMS de CCIDADÃO a confirmar o pagamento e o envio do Cartão de Cidadão para a morada de casa por correio registado. Após o pagamento, o cartão demora, em média, 10 dias úteis a chegar à morada. Consulte aqui o estado da reovação do CC.
Atenção:
- se não fizer o pagamento dentro do prazo de 60 dias, a referência expira e o cartão não será emitido. Pode optar por renovar online ou por renovar presencialmente
- o pagamento da referência bancária pressupõe a aceitação das condições do serviço, isto é, da renovação sem alteração de dados biométricos e biográficos e da entrega do cartão ao domicílio por correio registado. O prazo normal de entrega é, em média, 10 dias úteis.
- se não pretender a renovação automática do seu Cartão de Cidadão, basta não fazer o pagamento da referência e iniciar a renovação por outra via (presencial ou online).
O Cartão de Cidadão é enviado para a morada de casa e apenas pode ser entregue ao titular
A entrega do Cartão de Cidadão em casa é feita apenas ao titular do cartão. No momento da entrega, apresente:
-
a carta PIN, necessária para o funcionário dos CTT fazer a leitura do código QR que se encontra no exterior da carta
-
um documento oficial com fotografia (Cartão de Cidadão, mesmo se estiver caducado, passaporte ou carta de condução), necessário para a confirmação presencial da identidade.
No dia anterior à entrega (se tiver o número de telemóvel no sistema) vai receber um SMS dos CTT com o número de objeto postal, que permite seguir ou alterar a entrega.
Se não estiver em casa no horário da entrega, os CTT deixam-lhe na sua caixa de correio o aviso para que possa levantar o seu Cartão de Cidadão numa loja CTT.